Plantio da soja chega a 60% com 3% de replantio
A semeadura da soja já chegou aos 60% das lavouras no município. O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos.
Segundo o agrônomo Cristiano Zamboni, dos 230 mil hectares, foram plantados cerca de 140 mil, hectares. Da área plantada, os produtores ainda replantaram cerca de 3%, ou 7.000 hectares, por causa da falta de chuvas.
Agora, com as chuvas dos últimos dias, as lavouras estão em boa fase de desenvolvimento. Zamboni destacou ainda que a expectativa é de que a segunda safra tenha até 50 mil hectares ocupados com milho.
Porém, isso vai depender da condição climática.
A semeadura de soja avança a passos lentos no município.
A informação é do engenheiro agrônomo Claudio Pretto. Levantamento da Associação dos Agrônomos mostra que deverão ser plantados 230 mil hectares com soja.
Até o momento, 16% das áreas estão semeadas, cerca de 37 mil hectares.
O atraso no plantio é por falta de chuvas. Segundo Claudio Pretto, muitas localidades ainda não receberam chuva para acelerar o plantio da soja.
Essa condição pode atrapalhar inclusive a segunda safra.
Novo boletim Rural Clima foi emitido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa.
Segundo o presidente da entidade, uma pancada de chuva de cerca de 20 milímetros deve ocorrer no dia 22 de setembro, próxima segunda-feira.
Com a mudança do tempo, as temperaturas vão cair e no final de setembro, novas pancadas de chuvas devem ocorrer na região.
